Pedalada organizada

Por Ewerton Oliveira

Pedaladas noturnas e em diversos outros horários fazem parte da rotina do grupo Ciclo Adventure que apresenta o uso da bicicleta como uma forma de lazer, melhoria de saúde e também traz as pessoas para a cidade.

Nos domingos e feriados muitas pessoas vão a praia, churrascos e até jogam aquela peladinha que independente do placar só tem um resultado no final: uma cerveja bem gelada. Mas essa realidade vem mudando, pois a bicicleta tem conquistado espaço na cidade e na vida das 18 mil pessoas que utilizam as ciclofaixas de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife. Como é o caso da enfermeira Juliana Nunes, que coincidiu de pedalar no Recife no mesmo dia que eu, acompanhada de sua família ela esclarece que é uma forma de lazer e de conhecer o espaço físico da cidade. Acrescentando que o projeto deveria ser expandido não só no Recife mais também, em Olinda. A chamada “banguela” é, além de um meio de transporte, usada como instrumento de lazer, tanto aos domingos e feriados, como durante dias de semana a noite.

DSC_0134.JPG

Criada em março de 2013, a ciclofaixa corta o Recife em locais estratégicos e estabelece a aproximação dos ciclistas amadores e veteranos com a cidade. Um exemplo de diversão através de pedais é o grupo Ciclo Adventure, que, diferentemente dos solares da Ciclofaixa  dominical, pedala em passeios noturnos, trilhas e até cicloturismo.  Criado por Alcides Herique dos Santos Neto, em 2005, o grupo de ciclismo Ciclo Adventure também é uma empresa especializada na organização de eventos ciclísticos.

Muitas pessoas que começaram a pedalar há pouco tempo dão seus passeios regularmente nas terças e quintas à noite. Nas quartas, a pedalada é para os mais antigos pois já estão acostumados com percursos maiores, confirma o coordenador de eventos do Ciclo Adventure e guia ciclístico, Tiago Gonzales. Já na utilização das ciclofaixas é reservado, pelo grupo, um espaço em várias vias que cortam a Zona Norte, Sul e Oeste para o tráfego único e exclusivo das bicicletas das 7h às 16h. Ou seja, ciclistas iniciantes e veteranos das mais diversas idades e lugares estão aderindo cada vez mais a bicicleta como forma de lazer e até como transporte alternativo.

12063735_789577014485869_7020237247395492959_n

Esses grupos de ciclismo prestam um serviço a cidade fazendo com que as pessoas cada vez mais optem pelo uso da bicicleta como transporte alternativo, contribuindo com os padrões de mobilidade urbana. De acordo com Tiago, o Cliclo Adventure é um grupo aberto que possibilita a participação de qualquer pessoa, sendo ela já ciclista ou não. Os ciclistas se divertem, praticam atividades físicas e dividem as vias com os motoristas. Consultado sobre as ciclovias, o guia Tiago explica que tornam o ir e vir do ciclista bem mais seguro.

Com todas essas dicas sobre o lazer no Recife, o que você está esperando?

Cuidados no ajuste da bike:

Sabemos que para um passeio ou uso diário da bicicleta é preciso tomar alguns cuidados como uso de capacetes, cotuveleiras e se possível, joelheiras. Ou seja, usar equipamentos de segurança. Mas além desses cuidados, existem vários outros, como por exemplo a altura da sela da bike e do guidão, que vão interferir na posição e esforço que o ciclista fará. De acordo com o ortopedista Claudio Marques, a altura desses componentes da bicicleta é um dos pontos mais importantes de salientar “Se você colocar o guidom abaixo da altura da sela vai sobrecarregar mais a coluna. Se você colocar o assento muito baixo vai ter que hiperflexionar os joelhos, quando se flexiona muito os joelhos pode gerar problemas que podem envolver a patela”.

Leia mais:Pedalar faz bem, mas se prepare

 

Anúncios

Um comentário sobre “Pedalada organizada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s